26/06/2016

Desabafo sobre "ser saudável" e cáries

Hoje em dia tudo faz mal, desde o churrasquinho comprado na esquina até o ar que esta respirando agora, mas mais do que isso, hoje todos querem que você se sinta mal por estar "ingerindo esses males", as pessoas querem que você seja saudável, no entanto, elas querem muito mais é que você se sinta mal por não ser saudável, elas querem que você, tal qual um fiel que pecou, se arrependa de seus hábitos alimentares podres e comece a comer apenas salada com carne branca e beber apenas água (porque só água é boa, o resto te mata com requintes de crueldade).

Sinceramente, quando alguém me fala que eu preciso parar de beber refrigerante ou comer de maneira saudável, eu creio que é assim que um viciado em drogas reais como crack se sente quando alguém lhe diz para largar essa vida de drogado, pois é algo tão simples, né?

No entanto, ao contrário do viciado, eu não estou vendendo a mobília de casa ou roubando as pessoas pra comprar crack, eu nem se quer fumo ou gosto de cerveja, mas ainda assim vai ter alguém (que surge do nada) lembrando que irei morrer por que eu gosto e tomo muita coca (o jeito como essas pessoas falam faz parecer, não que apenas eu vou morrer, mas que elas vão morrer porque eu estou bebendo coca), bem, minha alimentação ofende nutricionistas assim como meus hábitos de escovação ofendem dentistas e mesmo assim, cá estou com 20 anos nas costas e tendo como único vicio apenas amar muito coca cola.




Depois desse pequeno desabafo, quero apenas falar sobre como me assusta ainda ter dentes reais (mesmo cariados) hoje, pois, como já deve ter ficado claro, eu bebo muita coca desde, sei lá, desde antes de aprender a falar, e olha que demorou para ter a primeira carie, foi por volta dos 16-17 anos que apareceu uma e a partir dai sempre surge uma ou duas por ano, sempre nos mesmos dentes. Creio que eu comecei a relaxar no habito de escovar os dentes quando entrei no ensino médio, nessa fase, eu estudava de manhã e queria ficar mais tempo na cama, logo, abria mão de escovar melhor e só enxaguava os dentes antes de sair, já pode imaginar o que aconteceu, né? Pois é, isso virou um habito que agora é difícil de consertar, é tipo a coca, sei que é ruim e devia parar, mas é tão fácil só conviver com isso.

Eu ainda escovo meus dentes sim, mas não religiosamente três vezes por dia durante toda a semana assim que acordo ou antes de dormir como a dentista manda, eu escovo quando sinto que preciso (sabe quando você acorda com gosto ruim na boca?) ou antes de ir para faculdade.

Por causa desse mal habito que tenho, constantemente eu me pego relembrando de um episódio de Sailor Moon onde Serena e Rini comem doces demais e não querem escovar os dentes porque isso vai tirar o gosto bom da boca, obviamente elas acabam com caries e tem que ir ao dentista (que acaba sendo o monstro do dia e etc), basicamente esse é o meu caso hoje em dia, eu não quero tirar os gosto bom da boca, acabo deixando de lado e depois quando preciso escovar, bate aquela preguiça, logo só escovo no dia seguinte de forma relaxada e isso resulta em caries que precisam ser tratadas, mas depois do tratamento, eu mantenho uma rotina dura de escovação só para acabar relaxando e voltando a repetir o ciclo.

É incrível como uma simples mudança pequenina nos seus hábitos pode abalar toda a sua vida anos depois. E pensar que se eu apenas não deixasse de escovar decentemente os dentes de manhã durante o médio, hoje eu não teria tantas caries e ainda teria um habito conservado de higiene dental diária. Seria um motivo de sermão a menos hoje, pois só restaria o vicio em coca para as pessoas usarem de desculpa para começarem a falar sobre ser saudável comigo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gostou? Não? Por quê? Me diz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...