20/10/2015

Os character designs em Sailor Moon


Sailor Moon, anime lá de 1992, é algo que marcou a infância de muitos fãs de anime, principalmente os que o tem como seu favorito e colecionam tantas bugigangas com a marinheira lunar estampada quanto possível. Crystal esta ai para provar que mesmo com uma animação ruim onde nem os frames bonitos que aparecem vez ou outra podem salva-la, os fãs continuam adorando a guerreira lunar, seja ela desenhada de um jeito ruim ou não.

E é justamente isso que quero comentar: o traço. O primeiro anime teve muitas pessoas envolvidas na sua criação (praticamente todos os animadores conhecidos hoje já trabalharam em algum episódio de Sailor Moon), mas irei comentar apenas sobre a trindade que criou o character design das temporadas.

  • Kazuko Tadano

Kazuko foi a responsável por criar o Character Design das duas primeiras temporadas e do primeiro filme de Sailor Moon. Seu estilo se tornou base para toda a série. Ela foi diretora de animação de 13 episódios, sendo um deles o despertar da princesa, e pela sequência de transformação e ataque da Sailor Moon e as dos ataques das sailors na fase R.


Kazuko também foi responsável pelo Character Design de Wedding Peach e trabalhou como animadora de key frames em sete episódios do remake de HxH. Uma curiosidade: o estilo da Kazuko foi usado no rosto da figure da Sailor Moon.


  • Ikuko Itoh
Estilo inicial

Ikuko foi a responsável pelo Character Design da terceira e quarta temporada, ela já havia atuado como diretora de animação em episódios passados. Devido a forte semelhança no inicio da série, era muito fácil confundir seu traço com o da Kazuko, mas o traço dela evoluiu e tornou-se bem característico no final da terceira temporada, ficando fácil de diferenciar, principalmente em comparação com as artes da Kazuko da primeira temporada.

Ela foi responsável pela segunda abertura da fase R, pelos ataques e transformações das sailors na fase S e pelas transformações e golpes da fase Super S. Ela não continuou como character designer na quinta temporada devido a sua saída da equipe.

Estilo lapidado

Depois de trabalhar em Sailor Moon, Ikuko criou o anime Princess Tutu, mas ela não é só a autora dele como também foi a chefe de animação e a responsável pelo character design dele. Ela também fez o character design e foi chefe de animação de Nagato Yuki-chan no shoshitsu.

Uma curiosidade: o estilo da Ikuko foi usado no rosto da figure da Super Sailor Moon.


  • Katsumi Tamegai
Evolução do estilo
Katsumi foi responsável pelo Character Design da quinta temporada e foi diretora de animação de vários episódios das temporadas passadas. Seu traço evoluiu muito no decorrer da série, principalmente na fase S que foi onde ele se tornou notavelmente melhor e lindo em relação a como era no inicio. Uma das características mais marcante de seu estilo é o "nariz pontudo" das personagens.

Estilo lapidado


Depois de Sailor Moon, ela fez o character design dos filmes de, respectivamente, Fresh Precure, Precure Max Heart e Precure 5 GoGo. Ela também trabalhou em alguns episódios de Cutey Honey Flash, mas, diferente do que eu pensava, ela não foi a responsável pelo character design deste.


E esta é a trindade que modelou Sailor Moon, futuramente irei falar sobre outros animadores da série (Masahiro Ando merece um post próprio), mas por hoje basta elas para iluminar o dia. Até!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...