17/05/2015

Como começar a montar sua coleção de Figures


Recentemente o meu interesse por figures tem aumentado muito e como qualquer novata em algo, varias perguntas começaram a me assombrar, então decidi por colocar em ordem fatores importantes para começar uma coleção. Resumidamente, o que se deve levar em conta antes de começar a passar o cartão é o que você quer, se você tem espaço, se você se importa com autenticidade e, principalmente, se você tem dinheiro para bancar tudo isso! Eis o meu guia básico para começar uma coleção de Figures!


1 - Defina exatamente o que você quer


Antes de começar a comprar toda e qualquer tipo de coisa para sua coleção, você tem que definir aquilo que lhe importa realmente, lembre-se que foco é importante para não se arrepender depois, por isso é sempre bom você ter um foco bem claro para sua coleção. Como assim um foco? Com foco estou perguntando se você quer uma coleção só de figures ou algo mais abrangente, pois é sempre melhor ter bem claro o que você quer colecionar, pois quando você sabe exatamente aquilo que procura, fica mais fácil definir prioridades, por exemplo, você gosta de uma série e quer muito fazer uma sobre coleção dela, o que você pretende colecionar exatamente? Só as figures ou tudo relacionado a ela? Você pode muito bem colecionar tudo, mas isso vai ser muito caro e exigir tempo e espaço, você esta disposto a isso? Se sim, então vamos ao seguinte passo que você precisa levar em conta antes de começar a coleção.

2 - Saiba quanto espaço você tem em casa


É muito importante saber aonde você irá guardar sua coleção, pois será muito ruim quando você começar a comprar item atrás de item e só depois perceber que não tem um local para expor ou guarda-los adequadamente. Então, veja bem aonde você pode colocar sua coleção, é um local arejado? Pega luz diretamente? Tem muito pó nesse lugar? Esta fora do alcança de crianças? Tudo isso conta para manter sua coleção segura e bem exposta. Uma dica: se você quer realmente investir nisso, então deve considerar comprar um display de vidro como esse no futuro:

 


A vantagem dos display de vidro é que eles tem vários formatos, podendo ter só uma coluna, ocupar toda uma parede ou até ser apenas um cubo! E como são de vidro, não ha risco de cupins roerem sua estante e muito menos de poeira acumulando sobre as figures. Obviamente o preço varia dependendo do tamanho do display.

3 - Verdadeiro ou falso?


Antes de comprar, você precisa decidir um fator importantíssimo: você prefere itens originais ou isso não faz diferença? A resposta dessa questão vai influenciar na qualidade e no preço das suas figures, pois itens originais tem sim maior qualidade e são mais caros que os falsos, no entanto, os falsos (bootlegs), as vezes, não deixam a desejar quanto a qualidade e são muitíssimo mais acessíveis no preço. É preferível sempre investir em originais, mas isso é com você e a sua carteira, o que nos leva ao quarto item.


4 - O quanto você esta disposto a gastar?


Figures são caras, isto é fato. Por isso lá no inicio eu disse para definir o que você quer e se você quer originais ou não, pois dependendo disso, você já vai saber o quanto irá gastar em media. Uma só figure sem frete incluso pode custar mais de 100 reais e se você não tiver verba disponível ou não quiser bancar tanto, então é melhor repensar muito sobre sua coleção ou considerar comprar falsificações. Uma dica para caso você realmente queira as originais: faça uma lista com todas as figures que você quer e com os preços delas, dessa lista veja qual delas é a mais acessível para você no momento e comece sua coleção com ela, após isso, você pode ir fazendo esse esquema com uma figure por mês.

5 - Onde Comprar?


Para ter certeza da autenticidade, sempre compre de lojas confiáveis como AmiAmi e J-List. Uma outra loja internacional muito boa que eu sugiro é a Nippon-Yasan, que possui um amplo catalogo com bons preços e que entre as formas de pagamento dispõem boleto. Agora, se você não se importar de comprar figures falsas, o Aliexpress é um bom lugar para encontrar figures de vários tipos com ótimos preços e com frete grátis, mas lembre-se de sempre checar a reputação do vendedor para saber se ele é confiável.

De lojas nacionais, se você for comprar em lojas físicas então esteja pronto para gastar quase o dobro do que as importadas, por isso é melhor optar pelas online, delas temos a Ichigo-Toys, a AllCenter, a Katamari e a PLG Colecionáveis.  Eu não recomendo de jeito nenhum o Mercado Livre, pois lá tem muitos vendedores safados que vendem figures falsas com preços de originais, então se você tentar comprar lá, tome muito cuidado! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gostou? Não? Por quê? Me diz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...