29/10/2014

É dia do livro!

Hoje é o Dia Nacional do Livro no Brasil e da nossa Biblioteca Nacional!


Uma das frases que mais gosto e que ilustra bem o quanto um livro é mais do que apenas uma história encadernada é dita pela personagem Cornélia Funke da série mundo de tinta,
"Ainda existe em alguns leitores a falsa crença de que um livro está pronto quando a última palavra é escrita. Mas por que então demora ainda quase um ano até que um manuscrito se torne um livro? Porque precisa ser editado, ilustrado, corrigido, impresso, encaderno… Um livro não é de maneira alguma apenas a obra do autor, ele seria algo bastante defeituoso e não muito apresentável sem a ajuda de muitas outras pessoas"
Cornélia Funke (Sangue de Tinta)
Uma fala bem clara sobre o que um livro (revista, HQ, manga) é, um livro é mais do que apenas uma história escrita, é um árduo trabalho conjunto entre autor e editora, algo que, se bem feito, resulta em algo maravilhoso: um bom livro com uma história que pode te marcar (ou te fazer querer lê-la uma segunda vez), por isso, na próxima vez que estiver numa livraria tentando se decidir se que irá ou não gastar mais de quarenta reais em algum dos tantos livros dali, pense um pouco nas tantas pessoas que trabalharam para fazer você ter tantas opções de histórias a seu dispor, pessoas que nem devem ser todas citadas nas notas de publicação no verso dos livros, elas também merecem crédito tanto quanto o autor!

Mas talvez você não queira gastar tanto para apreciar o trabalho desses desconhecidos queridos, para isso tem uma simples solução: Bibliotecas! Uma em especial é o lugar perfeito para se achar de tudo, principalmente, obras históricas.

A nossa Biblioteca Nacional tem como seu orgulho e dever o trabalho de manter vivos os livros que ajudaram a compor a nossa história literária, os originais de épocas passadas são restaurados e mantidos preservados pela Fundação, mantendo assim vivo o trabalho de muitas pessoas que em outra época se esforçaram para criar essas belas obras.

Localizada no Rio de Janeiro, A Biblioteca Nacional do Brasil (Fundação Biblioteca Nacional), cujo nome original é Biblioteca Real, guarda e exibi o maior patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, sendo a maior biblioteca da América Latina, ela é considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca nacional do mundo. Dentre suas responsabilidades esta a importante tarefa de preservar e restaurar os mais de nove milhões de exemplares contidas em sua coleção, a qual começou quando a família real veio para Brasil trazendo lotes de caixas com vários e variados livros e documentos.

Interior da Biblioteca Nacional
"Para garantir a manutenção de seu acervo, a FBN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, estando apta a restaurar, dentro das mais modernas técnicas, qualquer peça do acervo que precisar desse serviço. Possui também oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização."
Há muito mais do que livros na FBN, ela abriga um grande acervo de itens, musicas e ilustrações em exposição no local. Você pode conferir os horários de atendimento no site da Biblioteca, além de poder checar o acervo deles online.

I see you again.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gostou? Não? Por quê? Me diz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...