24/07/2013

Puella Magi Madoka Magica - O Jogo para PSP

Hello, fantasmas perdidos! Graças á minha adorável senpai, eu decide enfim fazer uma matéria sobre um dos melhores jogos já criados, na opinião de uma fã! Vamos explorar e, se você for muito manteiga derretida, chorar enquanto conhecemos os destinos dentro do jogo de Madoka Magica!
Este é um post introdutório aonde eu vou explicar alguns elementos e termos do jogo, assim ninguém se perde nos posts seguintes, nos quais eu vou falar especificamente de casa uma das rotas. Grande parte das informações vieram da wiki de Madoka. Vamos começar!

Ficha técnica - Enredo básico


Puella Magi Madoka Magica Portable é um jogo para PSP feito pela Namco Bandai e Nitro+, tendo Yusuke Tomizawa e Yoshinao Doi na produção, Gen Urubochi no planejamento do projeto e supervisão de cenário e  tem ilustrações da dupla Genkidan Inu Curry e do estúdio SHAFT. Foi lançado em 15 de março de 2012 no Japão e não tem versão traduzida para inglês ou outra língua.

Neste jogo há diversos finais para a história principal, acontecimentos que não ocorreram na série de TV podem ocorrer no jogo, como Sayaka não se tornar uma bruxa e até ficar com seu amado! Inicialmente, durante cinco rotas, o jogador irá atuar como Kyubey e tentar fazer com que as personagens se tornem meninas magicas (Mahou Shoujo) ou não. São seis linhas de tempo, ou rotas, aonde cada acontecimento pode afetar a linha seguinte, então tome cuidado. No final de cada rota, o jogador irá enfrentar a bruxa Walspurnight, podendo ganhar ou não.


Os elementos do jogo


Rota (Route) - A linha do tempo atual aonde o jogador esta. Uma rota pode ter finais diferentes dependendo das ações feitas durante seu decorrer, por exemplo, uma das meninas se tornar bruxa ou não. Existem seis rotas, sendo que cinco só podem ser liberadas se alguns requisitos forem feitos antes, como concluir a rota anterior ou não ter deixado uma menina virar bruxa. Você pode repetir uma rota para aumentar os valores das personagens, por exemplo, repetindo a primeira rota, você aumenta os valores da Madoka, a deixando mais poderosa na rota seguinte.

Quando o Kyubey fala, o quadro todo fica branco
"Modo Kyubey" ou "Botão Kyubey" (Kyubey Button) - O jogador começa o jogo como se fosse o Kyubey, por isso eu o chamo de "modo Kyubey", podendo acionar diálogos (alguns tem múltiplas respostas) com as meninas nos quais pode influencia-las para que se tornem meninas magicas ou bruxas (também pode impedir que se tornem bruxas). Uma curiosidade desse modo são algumas opções de falas do Kyubey, como quando a semente de Charlotte é encontrada, uma das opções de resposta é "Vamos comer hambúrguer?".

"Modo Homura" ou "Botão Homura" (Homura Button) - Igual ao item acima, mas com a Homura no lugar do Kyubey e sem respostas bobas. Esse modo é exclusiva da quinta rota (rota da Homura) em que o jogador encarna a personagem e tenta salvar Madoka e recrutar outras meninas para ajuda-la na lutar contra a ultima bruxa.

Barreira Misteriosa de Bruxa (Mysterious Witch's Barrier) - É uma área bônus desbloqueada no menu depois de completar uma rota, nessas barreiras você pode enfrentar bruxas e familiares para aperfeiçoar seu poder e magias no modo história, além de encontra novas bruxa exclusivas da área e itens especiais, fora aprender novas magias.

Elementos Importantes


Soul Gem (SG) - É a joia da alma da personagem, na qual reside sua alma depois que ela firma um contrato com o Kyubey. A Soul Gem é o item mais importante para a personagem, pois se ela se corromper totalmente a menina vira bruxa e se for perdida, caso não for recuperada logo, o corpo da menina irá apodrecer, fora que se for quebrada, é fim de jogo. A Soul Gem pode ser usada para recuperar o HP e o MP da personagem durante as lutas, mas para isso precisa estar limpa.

HP - É a sua energia/vida. O HP pode ser restaurado durante a luta usando a Soul Gem.

LV (Nível) - Como já diz, é o nível da personagem, ele aumenta quando ela ganha experiencia em lutas, quanto maior o seu nível mais magias você pode aprender, fora que seu poder aumenta a cada nível.

EXP (Experiencia) - Como dito no item acima, você ganha pontos de experiencia ao derrotar bruxas e isso lhe ajuda a subir de nível.

Magias - São os golpes que as meninas magicas usam para lutar, quanto maior for o nível da menina, mais magias ela pode aprender e para aprender novas magias você precisa comprar na loja ou pelos Livros de Magia (Spell Books) que as Bruxa deixam cair ao serem vencidas. Cada magia requer uma quantia de poder mágico para ser usada.

MP (Magic Power) - É o Poder Magico da personagem que é consumido quando ela usa magia, se ele acabar durante a luta, você não terá como usar magias poderosas e corre o risco de apanhar feio e até morrer, mas o MP se recupera durante a luta, mas muito devagar, por isso é melhor usar itens ou magias de cura ou a sua Soul Gem. O MP irá influenciar o valor de carma da personagem. (Nota: Nem todos os golpes usam MP) Além do MP, há mais cinco valores aos quais se deve melhorar para ter um bom desempenho em batalhas:
  • [STR] Força, afeta o ataque corpo a corpo;
  • [CON] Concentração, afeta ataques de longo alcance;
  • [VIT] Vitalidade, afeta a defesa;
  • [DES] Destreza, afeta a precisão dos golpes;
  • [AGI] Agilidade, afeta a suas habilidades de desviar de golpes.

Valor de Carma (Karma Value) - Isto pode ser alterado (na rota anterior) antes da personagem se tornar uma garota mágica. O Carma vai determinar se ela vai se tornar uma garota mágica e o quão poderosa será. Você pode aumentar este valor ao aumentar seu poder magico (treinando ou usando itens), quanto maior ele for numa rota, mais forte a menina será quando fazer um contrato na rota seguinte.

Valor Emocional (Emotion Value) - Quanto maior for este valor, maior será o estresse emocional da personagem. Se for muito grande, será mais difícil limpar sua Soul Gem o que faz com que ela fique mais escura (corrompida) rapidamente. Se a Soul Gem ficar muito corrompida ela não irá ajudar muito em batalha já que é ela que restaura o MP e o HP.


No geral, esses são os dados mais relevantes durante a trama. Bem, a primeira rota do jogo é a da Madoka, então se tiver interesse, leia o próximo post!


I see you again, witches!

2 comentários:

  1. Adorei seus posts sobre esse jogo!! Li todos até o da Kyoko, e estou ansiosa pelo da Homura. Por favor,não pare de postar! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da Homura ainda vai demorar, pois a rota é muito extensa e tem mais finais do que as outras. Obrigada por ler isso, eu me perco muito durante o texto e fico esquecendo de alguns detalhes, mas que bom que gostou. Volte sempre! =w=/

      Excluir

Gostou? Não? Por quê? Me diz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...