20/06/2012

Funk - Musica ou Lixo?

Vejamos... O verdadeiro estilo musical chamado Funk foi criado nos E.U.A através de uma mistura de soul, jazz. Esse estilo só tem um acorde e batidas repetitivas. Ok, é isso que eu sei sobre o Funk original. Agora vamos ao Funk daqui do Brasil, o "Funk Carioca" como foi batizado. O quê é o funk carioca? Seria uma forma de se expressar pela musica? Sim, é. É um meio fácil e legal de se divertir? Também. É uma grande fonte de putaria e falta de sentido? Infelizmente, sim.

O funk tem o seu lado bom com musicas com histórias sobre a vida de pessoas que moram em favelas e morros ou somente um verso simples, mas também tem seu lado ruim (nojento, ofensivo e ridículo) onde, ao que parece, o mais importante é ser o mais "sexy" e baixo possível.

  • Exemplo de um funk bom: História real de Mc Martinho - O ritmo é o mesmo de tantas outras musicas que tocam na rádio, mas aqui o que se destaca é a letra sobre um casal que é invejado pelos que estão ao seu redor, por isso, um "mal elemento" engana o rapaz para que ele pense que a namorada o esta traindo, ele acredita e decide mata-la. Feito isso, ela confessa antes de morrer que estava esperando um filho dele. Assim termina a história com ele chorando junto a família dela.

É uma história que poderia ser um caso qualquer numa favela, não um monte de palavras chulas num refrão grudento como na maioria dos funks.

  • Exemplo de um funk ruim e pobre: Todo o repertório da Gaiola das popozudas.

Nos dois exemplos acima, ambos são considerados funk e ambos tem uma grande diferença que é a sua letra, pois o ritmo é basicamente o mesmo. A letra fez grande diferença dentro de uma musica deste estilo.

No final, o que define o funk são suas letras, pois o ritmo quase sempre é o mesmo, entre uma que diz "hoje eu não vou dar, eu vou distribuir" e uma que diz "Eu só quero ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci." há uma enorme diferença que deve ficar clara para todos. Você tem todo o direito de odiar o funk por causa de inúmeras de musicas de putaria, mas não diga que todos os funks são putaria, vamos tentar dar destaque aos cuja a letra não seja um "porno pra cego", talvez assim estes virem a norma invés da exceção.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...