02/07/2010

Waris Dirie, a Flor do deserto


Acho que todas em algum momento o qual talvez não lembremos já ouvimos o nome Waris Dirie.

Eu soube sobre essa mulher quando ela se tornou modelo e mais tarde quando descobri o seu livro chamado "Flor do Deserto" que foi lançado em 1998, mas o que poucos sabiam e logo todos saberão é que Waris Dirie teve uma longa jornada para estar no topo do mundo da moda e no caminho lhe tiraram algo importante.

No livro ela conta sobre a sua vida numa família de doze filhos, as brincadeiras com os irmãos, as corridas de camelos e a mutilação genital imposta por uma anciã, quando tinha apenas cinco anos, como costume antigo aplicado a quase todas as mulheres somalis.

Esse costume horrivel e cruel é chamado de mutilação genital feminina. "Essa prática faz parte da cultura da Somália e consiste em arrancar o clitóris junto com os grande e pequeno lábios e depois a genitália é custurada, restado uma grande cicatriz e um pequeníssimo orifício. O procedimento é feito de forma sem condições ideais de higiene e assim, muitas meninas morrem de hemorragia ou infecção. A justificativa para este ato brutal é que isso torna a mulher pura para o casamento e preserva a virgindade e sem isso, ela não poderia se casar. Depois do casamento, o marido reabre a genitália com uma faca para poder penetrá-la."

O pai de Waris tentou negociar o seu casamento, quando tinha apenas doze anos, com um desconhecido de sessenta anos em troca de cinco camelos, Waris fugiu.

O livro narra à história desta fuga, a sua chegada a Londres, o seu trabalho como empregada do embaixador da Somália e o seu trabalho como porteira de um Mcdonalds onde foi descoberta por um fotógrafo de moda.

Waris Dirie converteu-se numa defensora da luta para acabar com a prática da Mutilação Genital Feminina e atualmente é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre suas vivências e será tema do filme "Flor do Deserto", que vai ser lançado em este ano no Brasil.

Fontes: Wiki e outro.

I see you again in the cinema.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...